Ativo, Passivo e PL
- Ana Paula
- 21 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Em contabilidade aprendemos sobre ATIVO, PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO. Para entendemos a base desse conteúdo é necessário entender o que é patrimônio. Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que estão ligados a uma pessoa ou entidade. Os bens e direitos são a parte positiva do Patrimônio (ATIVO) e as obrigações representam a parte negativa (PASSIVO)
ATIVO: são os recursos que a empresa tem a receber e que contribuirão na geração de benefícios presentes ou futuros. Exemplo: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc.
PASSIVO: são dívidas, valores a serem pagos a empresa ou pessoa física. Exemplos: salários a pagar, aluguéis a pagar, contas a pagar, Fornecedores ou Duplicatas a pagar (referente a compra de mercadorias a prazo), impostos a pagar (ou impostos a recolher), etc. Observação: quando se compra um bem a prazo, ele integra-se ao patrimônio a partir do momento que o fornecedor o entrega. Como foi uma venda a prazo, a empresa passa a ter uma obrigação com o fornecedor, representada por uma conta a pagar equivalente ao preço do bem. Assim como aumenta de um lado o ATIVO da empresa, de outro lado aumenta o PASSIVO da empresa.
PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL): representa aquilo que, de fato, a pessoa tem. Isto é, sua riqueza efetiva, o que lhe sobra depois de pagar todas as suas dívidas. O PATRIMÔNIO LÍQUIDO é a diferença entre os valores do ativo (+) e do passivo (-) de uma entidade em determinado momento. Sendo assim A= P+ PL.
Em resumo, os bens, direitos e obrigações podem ser chamados de componentes patrimoniais, sendo o patrimônio representado da seguinte forma:

NOTA: valor do ATIVO, PRECISA de igualar ao valor do PASSIVO + PL para que esteja correta a conta. Lembrando sempre da equação A= P+PL.
Comments