10 Dicas de Planejamento Financeiro Pessoal
- Ana Paula
- 23 de nov. de 2016
- 2 min de leitura

Faça uma planilha das suas receitas e despesas: uma planilha ajuda muito na visualização e acompanhamento das receitas e despesas. Não podemos deixar nosso futuro financeiro depender da sorte.
Compare preços antes de comprar: as vezes a diferença de uma loja para a outra pode ser pequena, mas se você conseguir comprar tudo o que precisa sempre pelo melhor preço no fim do mês vai fazer uma grande diferença.
Compre somente o necessário: uma forma boa para controlar isso é fazer uma lista com tudo o que você realmente precisa e comprar somente o que está na lista, assim evita cair em tentações.
Quando puder pague à vista: na maioria das vezes as lojas oferecem descontos em pagamentos à vista. Isso sempre é muito bom.
Utilize o cartão de crédito só quando for benéfico: ele pode ser vantajoso em lojas que não lhe dão descontos à vista e possibilitam que você compre a prazo em várias vezes sem juros. Além disso alguns cartões oferecem descontos em entradas de shows, cinema, eventos.
Defina metas: você precisa definir metas para alcançar seus objetivos. Você deve fazer um planejamento, segui-lo e verificar periodicamente como ele está indo.
Seja realista na hora de traçar seus objetivos: é muito importante que você seja realista, ou até que seja um pouco pessimista sobre o rendimento dos seus investimentos, assim, você irá prevenir contra eventuais problemas que ocorreram nos seus investimentos.
Analise mensalmente seus objetivos: transforme metas de longo prazo para metas de curto prazo. Cumprindo essas metas de curto prazo, você automaticamente cumprirá a meta de prazo mais longo e irá alcançar seus objetivos.
Viva de acordo com seu padrão de vida: a maior parte dos brasileiros gosta de viver de aparência e odeiam economizar. É muito importante que você viva de acordo com sua capacidade de renda.
Aprenda a fazer investimentos: primeiro, entenda o seu perfil de investidor (conservador, ousado, moderado) e a quantia que tem disponível para investir. Alinhe estas informações com seus objetivos financeiros e busque investimentos que sejam adequados a esta equação.
Referências: blog.guiadebolso.com; queroinvestiragora.com
Comments